skype: leandro.trevisol
e-mail: leandro_trevisol@hotmail.com

65 anos

Hoje faz 65 anos que a raiz do grande clube Criciúma Esporte Clube iniciou suas atividades. Nasceu predestinado, nasceu de aglutinação de grandes times, de lendas do futebol. Não podia ser diferente, quem tem sangue de vencedor somente poderia ser tornar vencedor.

Começou com o lendário Comerciário, que juntamente com o famoso Metropol e outros times da Liga Mineira lutavam separadamente para com suas glórias. Veio a crise financeira de 77, onde o futebol profissional do Comérciario foi fechado concidindo com outras agremiações tais como Metropol e Vila Operária.

Para salvar o que ainda não estava perdido, de acordo com o diário de Carlos Augusto Borba, foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo de Comerciário Esporte Clube, realizada no dia 17 de março de 1978, presidida pelo Dr. João Aparecido Kantovitz e secretariada pelo Dr. Neri Búrigo, e compondo a mesa ainda o Sr. Ire Guimarães, Vice Presidente do Conselho , e Antenor Angeloni, Presidente da Diretoria do Comerciário Esporte Clube.

Nessa data surgia o maior clube de Santa Catarina, o Criciúma Esporte Clube. Ainda de acordo com Borba, a crise fez com que o empresariado de Criciúma insistisse na idéia de aglutinar a força do futebol de Criciúma, mas tendo que mudar o nome do antigo clube, assim descaracterizar, para a formação de um novo clube de futebol com um novo nome. Somente assim, o clube estaria resguardado financeiramente pelo empresariado local e assim se fez.

Com o passar dos anos mais mudanças vieram, para repaginar totalmente o clube afim de eliminar a idéia de que o Criciúma de hoje fosse relacionado com o Comerciário. Em 31 de março de 1984, o uniforme do Criciúma ganha as cores atuais, saído do azul e branco para o amarelo, preto e branco.

Desde então o Criciúma foi singular no Estado de Santa Catarina, escalando até o topo e conquistando as maiores competições para Santa Catarina. 

0 comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...