skype: leandro.trevisol
e-mail: leandro_trevisol@hotmail.com

As camisas do nosso Tigre

Durante toda a história de glória do Criciúma, vimos inúmeros tipos de uniformes. O saudoso Comerciário do azul e branco deu lugar as famosas cores amarelo, preto e branco. Sempre foi um uniforme vistoso, um dos mais bonitos do Brasil. Com isso, vários uniformes ficaram impressos nas páginas de jornais contando um pouco da tragetória do nosso único e amado clube.


No início, tivemos o Comerciário, donde o Criciúma nasceu:


Como a cidade estava dividida em vários clubes, surgiu uma idéia de mudar o nome do Comerciário para Criciúma, anos após, foi modificado também as cores do clube: Preto do carvão, amarelo das riquezas e o Branco a paz e harmonização das cores. Em 1984 veio a mudança, na gestão do atual presidente Antenor Angeloni.


De 1984 até 1990 não temos muitos arquivos disponíveis, então são raras as fotos com as camisas do Tigre, porém, tivemos essa aqui também no final  desse período. No começo, o Criciúma ainda usava suas camisas sem patrocínios, era uma camisa lisa. No decorrer desses anos, a Eliane foi a primeira a apostar no Tigre.


Onde veio a ser imortalizada, pois o Criciúma abriria uma série de conquistas pelo estado terminando com o triunfo da Copa do Brasil em 1991.



Depois que a parceria da Eliane e o Tigre ganhou as Americas, o Criciúma ficou valorizado e tendo seus uniformes mais detalhados.

Camisa de 1992
Essa camisa de 1992 eu tinha, tinha o simbolo da federação estampado na manga no lado direito sendo que o Criciúma havia sido campeão Catarinense. Em 1993 a principal mudança no uniforme foi a malha. Com um produto sintético, o Criciúma dava início a camisas mais leves e confortáveis para fins esportivos.
  

No Campeonato Brasileiro de 1994 seria o último ano da Eliane estampada na eterna camisa. A fabricante era a Toplay, de Criciúma mesmo.

 Em 1995, houve grandes mudanças, e eu estava lá na estréia do uniforme no qual Hans Donner desenvolveu-os. Outra grande mudança foi a troca do patrocínio principal. A Cecrisa tomava a posição principal na camisa tricolor.

De 1995 até 1998 a camisa não mudou tanto.Em 1999, o Criciúma mudou novamente seu patrocínio master para a Imbralit.


Em 2001, mudou novamente seu patrocínio, dessa vez para a Cerâmica Sant'Anna. 


E em 2002, uma outra camisa voltou para fazer história. Mais uma vez a Eliane estampa as camisas do Criciúma EC e mais uma vez leva seu nome no cenário nacional com o título Brasileiro de 2002. Essa camisa ainda figurou em 2003.

Essa branca eu ainda tenho guardada!!!

Em 2004, a Eliane sai de cena novamente para a entrada de um grande colaborador. Carvão Mineral, energia nacional, entra na camisa tricolor para ser o segundo patrocínio mais longo da história tricolor. A associação de empresas mineradoras, apoiando o time do Criciúma em longos anos e tudo começa em 2004.



Em 2006 foi modificada novamente a camisa tricolor. Uma mudança drástica ao qual não durou muito tempo. A camisa de 1984, com listas verticais foi novamente disponibilizada em uma versão mais moderna. A similaridade com o time Uruguaio, Penãrol foi nítida.

No ano seguinte, a camisa volta para o tradicional. Sendo mais limpa e mais bonita. Isso foi em 2007.



Em 2008, o Criciúma faz uma trapalhada em dar uma guinada no material esportivo do clube. Fez um contrato com a Embramoll, ao qual era uma terciarizada da UMBRO. A camisa até que ficou bonita, porém um grande erro de marketing porque o clube comercializava uma marca sem ter nenhum vínculo com a tal.


Em 2009 saia a UMBRO e entrava a Penalty; Sem uma grande investimento, a Penalty não deixou a desejar. Fez mais um uniforme muito bonito.



O Criciúma já teve um uniforme todo preto como a camisa comemorativa de 2012 dos 65 anos. Isso em 2009 também.


Em 2010 Antenor volta a presidência do Criciúma e com isso traz novos patrocinadores. Seara e outras marcas dão uma nova forma o manto tricolor do Tigre.


Depois de subir para a série B novamente, mais patrocinios chegaram no HH. A Tashibra veio tardiamente e os uniformes tiveram que ser estampados manualmente enquanto se esperava uma nova remeça.


O patrocínio de maior expressão ficava atrás da camisa, a Neo Química. Ao qual em 2012 deixou o uniforme por problemas financeiros na empresa citada. Então veio a versão nova, sendo uma mais bonita que a outra. São quatro opções, quem pode, pode comprar as quatro pois valem a pena.


Esta aí, um pouco da caminhada tricolor através dos anos em seu manto que tanto nos encantou.

4 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...